Ações governamentais e tratados internacionais são muito importantes, mas todo o ser humano que habita o planeta carrega parte da responsabilidade de manter sua integridade natural.

Como consumidores finais, podemos e devemos tomar iniciativas que reduzam os impactos ambientais.

Primeiro é importante entender quais são os grandes impactos produzidos no seu dia a dia e depois, neutralizar o carbono através de ações concretas e permanentes.

Uma das maneiras mais práticas e rápidas de investigar o seu impacto é utilizando as calculadoras de CO2 disponíveis na internet.

Foi utilizando uma dessas calculadoras que no ano de 2023 identificamos as principais fontes de emissão de CO2 na nossa atividade profissional.

1. Deslocamento de automóvel (gasolina) até o local das aulas no trecho Garopaba – Florianópolis.

2. Utilização do motor auxiliar do veleiro (diesel).

3. Utilização da lancha (gasolina) que transporta nossos alunos até o veleiro.

Calculamos nossas emissões em 3,1 toneladas de CO2/ano.

Neutralização: mantemos duas áreas em Santa Catarina com mata nativa preservada que geram em torno de 8,5 créditos de carbono (= 8,5 toneladas de CO2), muito acima do necessário para neutralizar nossas emissões.

Além da mata nativa temos o hábito natural do plantio, algo que trouxemos conosco da infância.

Plantar árvores não é uma obrigação e sim uma alegria e um prazer!

Avançando…

Além da preocupação com a neutralização de carbono, avançamos na análise de hábitos que geravam algum impacto secundário e que poderiam ser revistos.

Os resultados foram estes:

1. Eliminamos 100% dos materiais descartáveis, substituindo-os por reutilizáveis.

2. Substituímos as garrafas pet de 500ml por galões de 5lt e 10lt.

3. Usamos apenas produtos de limpeza biodegradáveis.

4. Fornecemos apostilas digitais, eliminando a impressão.

5. Substituímos lâmpadas incandescentes por leds.

6. Separamos e destinamos corretamente resíduos orgânicos e sólidos.

7. Separamos e destinamos corretamente óleos, graxas e sobras de combustível.

8. Conscientizamos nossos alunos sobre o uso racional da água.

9. Reduzimos a quantidade de resíduos sólidos levados a bordo.

10. Reduzimos para menos da metade a utilização do motor auxiliar utilizando energia renovável através das placas solares.

Esperamos que este conjunto de ações mitigadoras não apenas impacte positivamente nossas atividades, mas também inspire outras escolas e empresas da economia azul a trilhar o caminho da sustentabilidade com urgência e determinação.

Que possamos juntos, transformar nosso compromisso em um legado duradouro para as futuras gerações.