REDUÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS E NEUTRALIZAÇÃO DO CARBONO NAS ATIVIDADES DA ESCOLA DE VELA OCEANO.
Por Marcelo Visintainer Lopes
Os oceanos absorvem boa parte do calor solar e regulam o clima por meio das correntes marítimas.
Produzem cerca de metade do oxigênio que respiramos e de sobra absorvem quase 1/3 do CO2 que produzimos.
Grande parte da severidade climática está relacionada à mudança da temperatura do oceano. Pequenas elevações ou reduções com variações de 2,0 a 3,5° são suficientes para alterar o clima e provocar danos significativos em muitas regiões do mundo.
A temperatura da água também afeta os ecossistemas marinhos e um bom exemplo disto é o branqueamento dos corais.
A perda de coloração destas frágeis estruturas está ocorrendo com o aumento de apenas 1,0 a 2,0°. Causas secundárias como poluição, salinidade e acidificação também estão sendo apontadas como responsáveis indiretas.
Os corais abrigam cerca de 25% das espécies marinhas e o seu desaparecimento poderá causar um desequilíbrio ainda não visto nos oceanos, já que muitas espécies poderão simplesmente desaparecer junto com os corais.
Como podemos ajudar a reduzir o efeito das mudanças climáticas?
Ações governamentais e tratados internacionais são muito importantes, mas todo o ser humano que habita o planeta carrega parte da responsabilidade de manter sua integridade natural.
Como consumidores finais, podemos e devemos tomar iniciativas que reduzam os impactos ambientais.
Primeiro é importante entender quais são os grandes impactos produzidos na nossa atividade e depois, neutralizar o carbono através de ações concretas e permanentes.
Compromisso com a sustentabilidade
As ações detalhadas a seguir representam um compromisso com a redução dos impactos ambientais causados pelas mudanças climáticas.
Realizamos uma análise dos hábitos que geravam algum impacto e que poderiam ser revistos e fizemos a lição de casa:
1. Eliminamos 100% dos materiais descartáveis, substituindo-os por reutilizáveis.
2. Substituímos as garrafas pet de 500ml por galões de 5lt e 10lt.
3. Usamos apenas produtos de limpeza biodegradáveis.
4. Fornecemos apostilas digitais, eliminando a impressão.
5. Substituímos lâmpadas incandescentes por leds.
6. Separamos e destinamos corretamente resíduos orgânicos e sólidos.
7. Separamos e destinamos corretamente óleos, graxas e sobras de combustível.
8. Conscientizamos nossos alunos sobre o uso racional da água.
9. Reduzimos a quantidade de resíduos sólidos levados a bordo.
10. Reduzimos para menos da metade a utilização do motor auxiliar utilizando energia renovável através das placas solares.
11. Estimulamos nossos alunos a utilizar filtros solares físicos.
Em um segundo momento investigamos nossas principais fontes de emissão de CO2 e em seguida calculamos a quantidade de toneladas geradas em doze meses.
São elas:
1. Deslocamento de automóvel à gasolina – medido de Garopaba até a base em Santo Antônio de Lisboa.
2. Utilização eventual do motor à diesel do veleiro.
3. Utilização da lancha à gasolina que realiza o transporta dos alunos até o veleiro.
O resultado das nossas emissões ficou em 3,1 toneladas de CO2/ano.
O cálculo médio de plantio de árvores por tonelada emitida gira em torno de 7 unidades, o que gera um total de 21 árvores/ano.
Neutralização
Mantemos duas áreas privadas em Santa Catarina com mata nativa preservada que juntas geram em torno de 8 créditos de carbono, o equivalente a 8 toneladas de CO2.
O hábito de plantar árvores foi herdado da família e sempre significou muito para nós.
Ficamos muito satisfeitos em saber que a nossa atividade encontra-se neutralizada de carbono e esperamos que este conjunto de ações mitigadoras inspire outras escolas e empresas da economia azul a trilhar o caminho da sustentabilidade com urgência e determinação.
Que possamos juntos, transformar nosso compromisso em um legado duradouro para as futuras gerações.
Florianópolis, 18 de agosto de 2024