Instrutor de vela com 35 anos de experiência, especializado em ensino e treinamento de alta performance na área náutica.

Em 2024 completou 50 anos de vela.

Possui vasta experiência em navegação oceânica e no desenvolvimento de programas educacionais que reduzem a curva de aprendizado.

Conhecido pela capacidade de transmitir de maneira fácil, explicações sobre conceitos extremamente complexos, o que faz com que suas aulas se tornem extremamente interessantes e envolventes.

Tecnicamente inquieto, Marcelo busca constantemente o aperfeiçoamento profissional, destacando-se não só por suas habilidades didáticas, mas também por suas qualidades de “Homem do Mar” e pela paixão em formar velejadores de alta performance.

Com uma trajetória repleta de experiências em travessias e competições, dedicação, constância e muito foco, Marcelo tornou-se uma das principais referências no ensino da vela no Brasil.

É casado há 30 anos com a educadora física Mara Ávila, pai de dois filhos adultos (30 e 28) e avô do Dom. Reside na Praia do Silveira em Garopaba/SC.

Sócio fundador da Associação Brasileira de Escolas de Vela – ABEV.

Formação

  • Pós-Graduação em Administração e Marketing Esportivo – Universidade Gama Filho (UGF), Rio de Janeiro.
  • Graduação em Educação Física – Escola Superior de Educação Física (ESEF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Biologia – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (curso incompleto).

Coordenação Acadêmica

  • Centro de Ensino da FCD em Porto Alegre – Coordenador Geral (2005 a 2010).
  • Polo de Graduação Superior EAD ULBRA/FCD – Coordenador Geral dos Cursos de Administração e Pedagogia (2008 a 2010).
  • Programa Federal Pró-Jovem em Pelotas/RS – Coordenador Geral (2010).

Habilitações

  • Capitão Amador – Marinha do Brasil
  • MAC (Habilitação Profissional da Marinha)
  • Instrutor ISAF (International Sailing Federation – atualmente World Sailing)
  • Instrutor pela Academia Brasileira de Vela/CBVela
  • Curso de Administração Esportiva – Comitê Olímpico Brasileiro (COB) / Comitê Olímpico Internacional (COI)
  • Curso de Primeiros Socorros – PADI
  • Curso Básico de Atendimento de Emergências (CBAE) – Corpo de Bombeiros de Garopaba SC
  • Curso Avançado de Atendimento de Emergências (CAAE) – Corpo de Bombeiros de Garopaba SC
  • Bombeiro Civil – Garopaba SC

Como e quando foi iniciado na vela?

Marcelo (com seis anos de idade) e seus familiares conheceram a vela através dos “Ilhas”, tradicional família de velejadores gaúchos.

Além do grande respeito e admiração pelos “Ilhas”, atribui a eles boa parte de seu aprendizado na infância e adolescências.

Também foram eles que incentivaram seus pais a comprar um veleiro Optimist e colocá-lo na escola de vela do Veleiros do Sul.

Aos sete anos, concluiu a escola e começou a velejar e competir na classe Optimist, onde competiu até os 14 anos.

Passou pelo Windsurf (sem competir) e pelas classes Pinguim e Snipe.

A vela oceânica sempre correu em paralelo com as outras classes, seja competindo ou simplesmente velejando por prazer.

Primeiro barco numeral 752 (talvez com 8 anos) na Praia da Armação/Penha/SC
Campeonato Brasileiro represa de Guarapiranga
Segundo barco com numeral 483 – amigo Flávio Quevedo dando uma ajudinha
Marcelo Lopes na Flotilha da Tia Rita Richter no Brasileiro em SP
Bagunça boa com os amigos de infância

Início da carreira de instrutor de vela

O convite do Veleiros do Sul surgiu no final de 1987 após o seu ingresso na Escola Superior de Educação Física.

Naquela época e, bem antes da regulamentação da profissão de EFI, o clube já entendia a importância de contratar velejadores estudantes de Educação Física para assumirem as aulas de vela.

Suas primeiras turmas foram infantis utilizando o Optimist como barco de instrução e logo em seguida assumiu também as turmas de adultos utilizando o Day Sailer.

Em paralelo, nos horários de folga, dava aulas particulares aos associados proprietários de veleiros oceânicos.

Quem foram suas principais referências?

Sua principal referência na vela oceânica foi o velejador gaúcho Lindolfo Hartz. Deco, como era conhecido, era um exímio navegador e um ferrenho competidor.

Sabia otimizar e regular veleiros de oceano com maestria.

Detinha o conhecimento da navegação estimada (bem anterior ao GPS), o que permitia que ele fizesse delivery de veleiros para todas as partes do Brasil.

Nesta época, o conhecimento de carta náutica era restrito e dominado apenas por uma meia dúzia de velejadores.

Marcelo teve a sorte de atuar como seu tripulante em diversas travessias e pôde aprender muitas técnicas até então, guardadas em segredo.

Deco também era expert na fabricação de velas e com ele Marcelo teve oportunidade de aprender sobre design e confecção.

Outras referências técnicas de competição: Boris Ostergren, Nélson Ilha e Gordo Cavalli.

Abrir bate-papo
Mais informações?
Olá
Vamos velejar em Floripa?
Olá. Não iremos enviar mensagens quando não solicitadas por você.