Prof. Marcelo Visintainer Lopes (55 anos)

Formação Acadêmica

• Pós-Graduação em Administração e Marketing Esportivo – Universidade Gama Filho (UGF), Rio de Janeiro
  • Graduação em Educação Física – Escola Superior de Educação Física (ESEF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Habilitações e Certificações

• Capitão Amador – Marinha do Brasil
  • MAC (Habilitação Profissional da Marinha)
  • Instrutor ISAF (International Sailing Federation – atualmente World Sailing)
  • Instrutor pela Academia Brasileira de Vela/CBVela
  • Curso de Administração Esportiva – Comitê Olímpico Brasileiro (COB) / Comitê Olímpico Internacional (COI)
  • Curso de Primeiros Socorros PADI
  • Curso Básico de Atendimento de Emergências (CBAE) – Corpo de Bombeiros de Garopaba, SC
  • Curso Avançado de Atendimento de Emergências (CAAE) – Corpo de Bombeiros de Garopaba, SC

Experiência Profissional

Instrutor e Coordenador de Vela

• Clube Veleiros do Sul, RS
    • Instrutor de Vela (1987 a 1990)
  • Iate Clube Guaíba, RS
    • Coordenador Técnico, Instrutor e Treinador de Vela (1990 a 2000)
  • Sava Clube, RS
    • Coordenador Técnico e Instrutor de Vela (1998 a 1999)
  • Marina Pública de Porto Alegre
    • Coordenador Geral da Escola de Vela (2000 a 2003)
  • Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre
    • Instrutor da Disciplina de Sobrevivência no Curso de Marinheiro de Convés (2000 a 2002)
  • Cia. Petroquímica do Sul – COPESUL, RS
    • Instrutor Náutico (Treinamento Náutico para Contenção de Derramamentos Químicos com Barreiras Flutuantes)
  • CATSUL, RS
    • Instrutor Náutico (Treinamento Náutico Operacional nos Catamarãs de Transporte Aquaviário)

.

Cursos preparatórios para as habilitações da Marinha

• Arrais Amador
    • Clube dos Jangadeiros, Iate Clube Guaíba, Marina Pública de Porto Alegre, Nautiway, Salão Náutico do Mercosul (nas duas últimas edições)
  • Mestre Amador
    • Nautiway, Iate Clube Guaíba, Marina Pública de Porto Alegre, Associação Rio-Grandense de Jet-Ski

Coordenação Acadêmica

• Centro de Ensino da FCD em Porto Alegre
    • Coordenador Geral (2005 a 2010)
  • Polo de Graduação Superior EAD ULBRA/FCD
    • Coordenador Geral dos Cursos de Administração e Pedagogia (2008 a 2010)
  • Programa Federal Pró-Jovem em Pelotas/RS
    • Coordenador Geral (2010)

.

Começou a velejar aos 7 anos na classe Optimist no Veleiros do Sul, passando pelas classes Pinguim, Snipe e Oceano, competindo em todas elas.

Realizou diversas travessias de veleiro oceânico na costa brasileira.

Participou de duas edições da REFENO (2005 e 2010). Veleiro Oceano (Delta 32′) e veleiro Planeta Água (Delta 36′).

Cruzou duas vezes o Canal do Panamá no ano de 2015. Veleiro brasileiro “Blue Wind” (Wind 44’) e catamarã neozelandês “OM”(Lagoon 45’).

Em 2015 participou como tripulante do veleiro Blue Wind no trecho Panamá – Galápagos (Rally de Volta ao Mundo Blue Planet Odyssey organizado por Jimmy Cornell).

Em 1987 cruzou o oceano Atlântico duas vezes a bordo do navio Loyd Bahia. Na mesma viagem cruzou a Europa pelo Mar do Norte, passando pelo Canal de Kiel e pelo Mar Báltico até chegar ao porto da cidade de Wismar na antiga Alemanha Oriental. No retorno atracou nos portos de Bremen e Hamburgo na Alemanha Ocidental, Antuérpia na Bélgica, Rotterdan na Holanda e Le Avre na França.

Alguns números

• Mais de 5 mil alunos formados
  • Mais de 30 mil horas de instrução  (35 anos de profissão)
  • Mais de 350 mil milhas navegadas