Prof. Marcelo Visintainer Lopes (55 anos)

Instrutor ISAF (Internacional Sailing Federation – atualmente World Sailing).
Instrutor formado pela Academia Brasileira de Vela/CBVela.
Capitão Amador
MAC (habilitação profissional da Marinha).
Pós Graduado em Administração e Marketing Esportivo – UGF/RJ.
Graduado em Educação Física – ESEF/UFRGS.
Curso de Administração Esportiva – COB/COI.

Começou a velejar aos 7 anos na classe Optimist no Veleiros do Sul, passando pelas classes Pinguim, Snipe e Oceano, competindo em todas elas.

Instrutor de vela do Clube Veleiros do Sul – RS de 1987 a 1990.
Coordenador técnico, instrutor e treinador de vela do Iate Clube Guaíba – RS de 1990 a 2000.
Coordenador técnico e instrutor de vela do Sava Clube – RS de 1998 a 1999 (neste período atuou nos dois clubes – Sava Clube e Iate Clube Guaíba).
Coordenador geral da Escola de Vela da Marina Pública de Porto Alegre de 2000 a 2003.
Instrutor da disciplina de Sobrevivência no curso de Marinheiro de Convés na Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre de 2000 a 2002.
Instrutor náutico na Cia. Petroquímica do Sul – COPESUL – RS (treinamento náutico para a contenção de derramamentos químicos com barreiras flutuantes).
Instrutor náutico da empresa CATSUL – RS (treinamento náutico operacional nos catamarãs de transporte aquaviário).
Ministrou cursos de Arrais Amador no Clube dos Jangadeiros, Iate Clube Guaíba, Marina Pública de Porto Alegre, Nautiway e Salão Náutico do Mercosul (nas duas últimas edições).
Ministrou cursos de Mestre Amador na Nautiway, Iate Clube Guaíba, Marina Púbica de Porto Alegre e na Associação Rio-grandense de Jet-ski.
Curso de Administração Esportiva do Comitê Olímpico Internacional/Comitê Olímpico Brasileiro.
Curso de Primeiros Socorros PADI.
Curso Básico de Atendimento de Emergências – CBAE (Corpo de Bombeiros de Garopaba/SC).
Curso Avançado de Atendimento de Emergências – CAAE (Corpo de Bombeiros de Garopaba/SC).
Coordenador geral do Centro de Ensino da FCD em Porto Alegre de 2005 a 2010.
Coordenador geral do Polo de Graduação Superior EAD ULBRA/FCD dos cursos de Administração e Pedagogia de 2008 a 2010.
Coordenador geral do Programa Federal Pró-Jovem em Pelotas/RS no ano de 2010.
Participou de duas edições da REFENO (2005 e 2010). Veleiro Oceano (Delta 32′) e veleiro Planeta Água (Delta 36′).
Cruzou duas vezes o Canal do Panamá no ano de 2015. Veleiro brasileiro “Blue Wind” (Wind 44’) e catamarã neozelandês “OM”(Lagoon 45’).
Em 2015 participou como tripulante do veleiro Blue Wind no trecho Panamá – Galápagos (Rally de Volta ao Mundo Blue Planet Odyssey by Jimmy Cornell).
Em 1987 cruzou o oceano Atlântico duas vezes a bordo do navio Loyd Bahia. Na mesma viagem cruzou a Europa pelo Mar do Norte, passando pelo Canal de Kiel e pelo Mar Báltico até chegar ao porto da cidade de Wismar na antiga Alemanha Oriental. No retorno atracou nos portos de Bremen e Hamburgo na Alemanha Ocidental, Antuérpia na Bélgica, Rotterdan na Holanda e Le Avre na França.

Alguns números

Mais de 5 mil alunos formados
Mais de 30 mil horas de instrução  (35 anos de profissão)
Mais de 350 mil milhas navegadas