Por Marcelo Visintainer Lopes

Escola de Vela Oceano

.

A ACATMAR realizou o seu 2º Fórum no dia 14 de junho no hotel Majestic em Florianópolis.

Ao longo do dia tivemos a apresentação de diversos temas relevantes à náutica de Santa Catarina como a construção da Marina Beira Mar, compra compartilhada, Bandeira Azul, Leis de Incentivo e Fomento à indústria náutica estadual entre outros.

A Associação Náutica (Acatmar) é uma entidade sem fins lucrativos que representa desde 2008 associados da cadeia produtiva do setor, além de promover e fomentar a cultura do uso das águas e o desenvolvimento da economia do mar.
Atua de forma efetiva em conselhos, fóruns, comissões parlamentares e grupos técnicos – governamentais e privados – promovendo meios de compreensão das dimensões e impacto em sociedades que fazem o amplo uso dos recursos do mar.
A Acatmar também mantém uma interação institucional com as forças políticas e sociais com ações concretas para garantir mais infraestrutura, desenvolvimento econômico e conservação do meio ambiente.
Sempre atualizada com a atividade náutica de forma global, firmou parcerias com associações internacionais procurando novas relações de mercado, aplicação de normas de padronização e segurança referentes à navegação. (Fonte: site da Actamar – www.acatmar.com.br).

.

A Escola de Vela Oceano colaborou com o evento oferecendo um curso de vela (módulo 1 de 16 horas) e mais 05 aulas experimentais.

O sorteio ocorreu durante a confraternização no final do evento e contou com o apoio de diversas entidades que fazem parte do grupo de associados da entidade.

Sobre as palestras…

Duas em especial atraíram a nossa atenção: a primeira foi a apresentação do Projeto Marina Beira Mar e a segunda foi a integração de equipamentos eletrônicos a bordo proferida por Márcio Evangelista.

Com 350 metros de largura e 1.2 km de extensão a marina contará com mais de 600 vagas molhadas, restaurantes, mercado, serviços de manutenção com rampa e travel lift além de diversas implantações públicas previstas como contrapartida.

Funcionará como um grande parque público, aberto e com livre circulação de pessoas como as imagens abaixo demonstram:

Escola de Vela Oceano no 2º Fórum Acatmar
Escola de Vela Oceano sorteio – imagem @acatmarassociacao