Por Marcelo Visintainer Lopes – Escola de Vela Oceano

Instrutor de Vela e Consultor Náutico

Muitas pessoas reclamam com razão da dificuldade de acessar os espaços que oferecem a prática da vela.

Querem chegar perto de um veleiro, mas o clube é fechado.

Querem informações sobre determinado barco que viram lá de fora e não conseguem entrar.

São fatos… O Brasil não está preparado para receber pessoas que buscam informações sobre veleiros e sobre o mundo náutico.

Informações virtuais ok, está tudo lá. Só que a pessoa quer ver de perto, quer saber como funciona, quer saber quanto custa e mais do que isto quer conversar com um velejador e trocar uma ideia.

Conheço poucos lugares que são abertos para isto. A minha marina em Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis é um destes espaços abertos que qualquer pessoa pode chegar e bater um papo. O problema é que os barcos estão apoitados lá fora, mas mesmo assim é possível que com uma boa conversa você convença um proprietário a te mostrar o seu barco. O pessoal é bem receptivo e tem algumas pessoas que moram a bordo e que estão sempre por lá.

O acesso físico a uma marina pública ou particular

Por não serem consideradas associações esportivas e sim espaços para guardar embarcações, o acesso é permitido mediante identificação.

Costumam realizar visitas guiadas, já que o objetivo é locar espaços.

Quando restam muitas vagas para locação a recepção costuma ser bastante cordial, mas quando a marina está lotada é diferente.

De todo jeito, só indo até uma delas para descobrir. O ideal é fazer contato prévio para evitar constrangimentos.

Existem boas escolas de vela sediadas em marinas e o seu acesso é livre.

O acesso físico ao clube

Os clubes de vela são restritos aos associados e seus convidados.

São socialmente fechados exigem a indicação de sócios mais antigos para você conseguir se associar.

Por outro lado as escolas de vela foram obrigadas a permitir o acesso de “não sócios” devido à necessidade permanente de atletas para as categorias de base.

Esta talvez seja a sua chance de visitar a escola e depois o clube.

Fora dos clubes e marinas – o acesso virtual

Antes do surgimento da Família Schurmann e do Amir Klink o interesse pela vela era bem pequeno e até o número de praticantes era insignificante se comparado a outros esportes.

Logo que a fama os levou à TV o interesse pelos temas ligados à navegação cresceu bastante. O misterioso e encantador mundo da vela finalmente chegou aos lares brasileiros.

Os dois sobrenomes continuam sendo as principais referências nacionais na vela de aventura e o serão por toda a vida.

O interesse pela vela só cresceu de verdade quando a internet começou a proporcionar grandes quantidades de conteúdo náutico.

A demanda por barcos novos e usados aumentou e a demanda por cursos de vela, passeios e travessias também.

Os canais no Youtube possuem cada vez mais seguidores e vão de vento em popa.

O que mais possui destaque nas águas brasileiras e o que mais encanta é o #HASHTAGSAL, do casal de velejadores Adriano e Aline.

Suas entrevistas, sempre descontraídas e interessantes, conseguem difundir o esporte muito além do que se possa imaginar.

Demonstram com simplicidade e sem nenhuma pretensão, que qualquer pessoa comum pode sonhar em um dia ter um veleiro.

Para as escolas de vela o momento é especial. Nunca se falou tanto em velejar e em morar a bordo como agora.

Definitivamente a vela está na moda!

Parabenizo a todos os canais pela contribuição de divulgar cada vez mais as belezas e o fascínio do esporte da vela.

Mudanças no ar?

Se você ainda está com dúvidas sobre começar a velejar e ainda tem algum receio de uma mudança de rumo eu vou apresentar apenas dois ou três benefícios. A lista poderia ser gigantesca, mas não é necessária agora.

Melhoria na qualidade de vida

Talvez você até tenha um estilo de vida bacana e confortável na cidade, mas nada se compara à tranquilidade e ao ar puro que vem do mar e das montanhas.

Quando velejamos, a sensação de prazer e liberdade produz alterações químicas no nosso cérebro e por esta razão sentimos euforia e felicidade (Dopamina, Serotonina e Noradrenalina).

O meu argumento preferido e que considero o grande diferencial da vela em relação a outras modalidades é a sensação de pertencimento a um grupo.

Somos uma grande família!

Se você chegar hoje, amanhã já se sentirá fazendo parte dela.

É uma coisa SEM EXPLICAÇÃO!

Estamos sempre prontos para ajudar alguém e sempre haverá alguém pronto para nos ajudar!

O veleiro nos torna mais gentis e mais agradecidos, mais solidários e mais cooperativos.

Este é o espírito marinheiro que está dentro de cada um de nós.

Seja feliz e mude para um veleiro!