Curso de Vela Oceânica em Florianópolis com Escola de Vela Oceano e Marcelo Visintainer Lopes.
A dica de hoje é sobre a técnica correta para subir a vela grande.
Vamos lá!

Antes de aproar o barco verifique se existe lazeira suficiente. Lazeira é o termo utilizado para indicar espaço. Temos lazeira para subir a vela? Temos espaço suficiente à barlavento para subir a vela?
Caso não haja espaço a dica é girar 180° a proa, colocando o barco a favor do vento por um minuto.
Caso haja espaço, mas você julga que terá pouco tempo para subir a vela, a dica é diminuir a marcha até o mínimo necessário para não perder a manobrabilidade do leme.
Diminuir a velocidade ajuda muito, pois se estiver rápido demais logo alcançará os obstáculos a barlavento. Diminuir a velocidade “não” significa colocar o motor em neutro! Se colocar em neutro você perderá o leme e não conseguirá manter o barco aproado.
Antes de começar a aproar o barco, deixe tudo preparado. De nada adianta aproar e depois perceber que a adriça não está presa, que o burro está caçado, que a escota está presa e aduchada e que a retranca encontra-se amarrada com cabo de segurança lateral.
Deixe uma ou duas voltas da adriça prontas na catraca e deixe a manicaca em local próximo.
Tudo pronto? Agora é aproar e subir a vela!
O ideal é não perdermos muito tempo entre subir a vela e esticar a adriça. Assim que terminar esta fase, caçe a escota e o burro para a valuma parar de bater. O tecido com o qual a vela é construída “quebra” com as panejadas. Onde a resina quebra, ocorre uma pequena rachadura com aspecto de estria. É justamente neste local onde a vela rasgará no futuro.
Passo a passo:
- Folgar o burro.
- Folgar toda a escota.
- Aproar.
- Subir a vela cuidando com as talas nas adriças do lazyjack.
- Esticar um pouco da adriça com a manivela (o suficiente para atender a demanda da força do vento e do ângulo a ser navegado inicialmente.
- Caçar a escota e trimar a vela.
- Regular a tensão do burro.
Pronto! Vela em cima e só alegria!
Bons ventos!