Escola de Vela Oceano Florianópolis

Por Marcelo Visintainer Lopes

A avaliação é uma atividade complexa que envolve o entendimento sobre todas as partes do veleiro.

Uma equipe de avaliação deve contar com pelo menos um expert em motor e um expert generalista (mastreação e casco), embora muitas vezes uma mesma pessoa acumule todas as funções.

No passado os anúncios de venda de veleiros ficavam restritos quase que exclusivamente aos sites dos corretores. Um ou outro proprietário anunciava nos classificados dos jornais e mais raro ainda era aquele que anunciava nos classificados das revistas especializadas.

Era impossível falar com um proprietário quando o corretor intermediava uma venda. Todas as dúvidas e propostas eram primeiro passadas ao corretor, como ainda ocorre na venda de imóveis.

Era ele quem cuidava de toda a parte burocrática e de garantias. Também era ele que apontava os defeitos e falhas e também indicava o melhor barco para atender a necessidade do cliente. O corretor acumulava as funções de avaliador, de advogado e de despachante.

No passado não existiam avaliadores. Confiávamos nossa sorte aos corretores e isso era muito bom, ainda mais se fosse uma pessoa conhecida e de confiança.

Com a chegada dos classificados em sites particulares de vela e dos outros modelos de negócio como o Mercado Livre, OLX e todo o resto, iniciou-se uma era de negociação direta que parecia mais vantajosa.

O único beneficiado com este tipo de democratização nos anúncios foi o proprietário, já que podia ficar com os 6% que seriam destinados ao corretor. É o proprietário quem paga a comissão dos 6% e os barcos não custam mais caro por causa disto. Ele abre mão do percentual da comissão e coloca menos dinheiro na sua conta – simples assim.

Com a perda de exclusividade dos corretores, os únicos prejudicados foram os compradores. Leigos na sua maioria, passaram a visitar os barcos anunciados sem a menor noção do que realmente interessava avaliar.

Negócios começaram a ser fechados com uma velocidade incrível e na mesma velocidade começaram os problemas. Falta de documentação, dívidas do proprietário, problemas sérios maquiados sob a pintura de fundo, sob a pintura do convés, sob os decks de pvc e em muitos outros locais impossíveis de serem visualizados por quem não possui experiência.

Os novos hábitos de compra que a modernidade nos trouxe impuseram novos desafios para quem deseja comprar um veleiro com total segurança.

Eis que surge o avaliador e agora parece que tudo está resolvido…

O que ocorre é que quando somos chamados para realizar uma avaliação definitiva, o barco já passou pelo “crivo” do futuro comprador, pois do contrário eu não estaria sendo chamado, não é mesmo?

Se a pessoa está me contratando para avaliar é porque gostaria muito de um ok técnico.

Este é o momento de parar e respirar!

Quem indicou este barco para você?

Alguém realizou a avaliação prévia que justifique o seu investimento em me chamar para avaliar in loco?

Como resolver este tipo de questão de maneira simples e objetiva?

Sugiro a contratação da minha primeira fase de avaliação que se chama “avaliação preliminar”. Isso evita o alto custo da avaliação in loco, pois é nesta fase que realizo a primeira busca por defeitos, bem como é ali que elimino marcas e modelos historicamente famosas em apresentar problemas e com problemas de liquidez.

O modelo de negócio funciona assim: o cliente envia sua seleção diária de anúncios via Whatsapp (até 5 anúncios por dia – de segunda a sexta das 8h às 20h) e em seguida eu dou retorno com a descrição dos prós e contras.

As avaliações vão afunilando e quando chegamos no modelo de barco ideal, com boas avaliações prévias, partimos para uma nova fase de avaliação, ainda antes da avaliação definitiva – o crivo estético dos futuros compradores.

Agendamos uma visita, na qual não participo e assim os compradores decidem se realmente a estética vos agrada.

A partir daí damos início ao processo final de avaliação técnica aprofundada, avaliando mais de 200 itens. A avaliação in loco é feita em duas etapas: a primeira com o barco fora d’água e a segunda, dentro d’água.

A avaliação preliminar de links pode ser contratada mês a mês ou no plano de 4 meses (custo reduzido).

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