Escola de Vela Oceano Florianópolis

Imagens da 09 edição da Travessia Oceânica

Texto: Marcelo Lopes – instrutor de vela

Realizada nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto (sexta, sábado e domingo) a travessia percorreu um total de 185km.

Nosso primeiro pernoite foi na enseada do Caixadaço e a segunda noite na enseada de Porto Belo, bem em frente ao Iate Clube de Porto Belo.

No primeiro dia de velejada demos um tiro direto até Porto Belo com aproximadamente sete horas de duração.

A atração deste dia foi um Leão Marinho enorme que acompanhava de perto um barco de pesca de camarão. O avistamento ocorreu em frente à Ilha de Ganchos (município de Governador Celso Ramos).

Um pouco mais adiante, desde a Ponta de Zimbros até a Ilha do Amendoim (Macuco), o show ficou por conta das baleias Jubarte. Eram muitas (acreditamos que eram pelo menos umas dez). Deram um espetáculo! A gente não sabia nem para que lado olhar, pois elas surgiam de toda a parte. Uma delas se aproximou muito do barco e ficou navegando ao nosso lado. Ela devia ter o comprimento do nosso veleiro (34 pés).

No segundo dia alcançamos Camboriú e no terceiro dia retornamos para Floripa.

O ponto máximo alcançado foi a cidade de Camboriú. Entramos na barra e percorremos uma extensão enorme do rio. Pudemos acompanhar o desenvolvimento náutico da cidade, pois são muitas as marinas espalhadas nas duas margens.

São centenas e centenas de lanchas e jets, mas infelizmente só encontramos dois veleiros em todo o trecho.

Saímos da barra e ancoramos na Praia das Laranjeiras para almoçar. Enquanto eu preparava o almoço o nosso pescador Lucas fisgou um Robalo de quase dois quilos. Limpamos, fizemos filé e foi para o freezer. No jantar degustamos um sashimi surpreendentemente delicioso.

No domingo suspendemos a âncora por volta das 7h30 e partimos em direção à Floripa com chegada às 15h30 na Marina Santo Antônio.

A próxima edição é em setembro nos dias 10, 11 e 12.

As inscrições já estão abertas.

Informações no whatsapp 48 988113123

Escola de Vela Oceano – imagem