Por Marcelo Visintainer Lopes
Escola de Vela Oceano
Este é um dos assuntos mais recorrentes nos pedidos de ajuda que recebo.
Enrolador pesado, travando e a vela ficando mal enrolada.
Perrengues comuns neste tipo de equipamento, ainda mais quando usado de maneira equivocada.
A primeira coisa a ser entendida é que o procedimento de enrolar a genoa não pode ser confundido com o procedimento de baixar a vela grande.
Normalmente quem tem dificuldades com a genoa acredita que deve aproar o barco para enrolar a vela e isto não funciona!
No vento fraco a genoa enrola em qualquer posição, mesmo com o barco aproado, mas à medida que o vento vai aumentando, a dificuldade para enrolar também aumenta.
É isto que confunde as pessoas: ontem funcionou bem e hoje não quer funcionar.
Com certeza o vento de ontem era fraco e hoje está mais forte – simples assim!
Mesmo que você consiga enrolar nos ângulos menos favoráveis (aproado, contravento e través) quem mais sofre é a vela e não as suas mãos.
A força do vento batendo na testa da genoa aumenta o peso no cabo do enrolador e produz um excesso de tensão na parte baixa da vela. Normalmente o terço inferior fica muito apertado e dali pra cima a vela fica folgada, causando deformação prematura no seu shape.
Um fechamento ideal não deixa diferença de pressões ao longo do rolo e nem deixa partes brancas da vela expostas.
Conclusão inicial
Quanto menor é o vento aparente, mais leve e fácil será o enrolar.
Os ventos mais próximos do popa reduzem o “aparente” e proporcionam um fechamento mais leve e suave.
No vento forte/muito forte, quanto mais escondida a genoa estiver atrás do grande melhor e mais fácil será o ato de enrolar, porém mais técnica e atenção serão necessários para enrolar a vela corretamente.
A solução para evitar as deformações no uso desta técnica é manter a escota com mais tensão que o normal e, se necessário, forçar o punho de escota para baixo enquanto outro tripulante executa o fechamento.
Obs. 1
Em todas as posições favoráveis para o fechamento é normal que a primeira e a segunda voltas sejam um pouco mais pesadas.
Obs. 2
Quando você tenta, tenta e não consegue enrolar a genoa da maneira correta a melhor coisa é chamar um especialista.
Enquanto ele não chega sugiro que deixe a genoa com alguma “gambiarra preventiva” para que ela não abra em um vento muito forte.
Enrole uma ou mais adriças reservas em volta do enrolador, de preferência cruzando-as em sentidos opostos fazendo o desenho “X”.
O ideal é subir no púlpito de proa e laçar o enrolador com voltas mais altas e depois ir descendo. Assim conseguimos fazer com que as voltas fiquem mais próximas umas das outras.
Quanto mais voltas melhor e quanto mais apertadas também!
Outros erros comuns ao enrolar
1.Enrolar a vela pela catraca
Isto acaba com a nossa capacidade de avaliar se existe alguma coisa errada no processo.
O controle manual do peso e da força nos permite entender o quão próximos estamos do ponto de quebra dos materiais.
Vale lembrar que o enrolador está preso somente em dois pontos de fixação do estai de proa, sendo um no pé do enrolador (abaixo do punho de amura) e o outro lá em cima (acima do punho de adriça).
Ao aplicar uma força desproporcional, aplicamos uma força horizontal no ponto da base do enrolador, elevando em muito o nível de fadiga nos terminais do estaiamento e nos componentes do enrolador.
2.Não dar tensão na escota
Isto faz com que o rolo (de baixo até em cima) fique muito folgado. Partes brancas da valuma ficam expostas aos raios UV e as partes folgadas da vela permitem que o vento tempestuoso force a passagem e abra a genoa no ponto folgado.
3. Excesso de tensão na escota
Isto faz com que a vela fique muito apertada na parte baixa e consequentemente mais folgada nas partes altas. A vela fica mal enrolada e ocorre a aceleração no processo de deformação do shape.
4. Não dar tensão no cabo do enrolador ao abrir a genoa
É muito comum abrirmos a genoa caçando apenas a escota, sem nenhuma preocupação com o cabo do enrolador.
Ao esquecer do cabo do enrolador permitimos que as voltas realizadas no carretel ocorram de forma desorganizada e folgada, o que pode gerar dificuldade ou impossibilidade de fechar.
As voltas ficam folgadas, se apertam e trancam em forma de nó, impedindo o ato de enrolar.
Outras razões para a vela não enrolar ou enrolar mal
1. Faltando voltas de cabo dentro do carretel
2. Escotas presas ou com um nó atrapalhando
3. Adriça reserva da genoa ou adriça do balão enrolando no tope da vela
4. Perfil superior do enrolador está encostando no terminal e não permite girar
5. Rolamentos travados
6. Adriça da genoa enrolada no estai de proa
7. Proteção do carretel deslocada fazendo atrito com o cabo do enrolador
8. Cabo do enrolador escapando por cima da proteção do carretel
9. Excesso de voltas dentro do carretel
10. Uso de cabo superdimensionado para o carretel
11. Ângulo errado de saída do carretel para o primeiro moitão desviador
12. Atrito do cabo do enrolador no percurso até o stopper
Acredito que com estas informações você não terá mais perregues com o enrolador!
Se tiver sugestão de pautas escreve pra mim lá no Instagram da escola: @escoladevelaoceano
Bons ventos e até a próxima!