Foto: eu no comando (nunca foi sorte – sempre foi Deus)

Instrutor de Vela

Um dos principais desafios do educador moderno é conseguir atender as diferentes necessidades da sua sala de aula.

Cada pessoa possui uma maneira diferente de aprender e não há como esperar que todos absorvam os conteúdos com a mesma facilidade.

Quando percebo dificuldades de compreensão procuro adequar com rapidez a minha linguagem.

Lidamos também com diferentes tipos de padrões mentais, inclusive com traumas de infância (afogamento e naufrágio) e outros travamentos que dificultam o processo de aprendizagem.

As dificuldades surgem no momento da realização das tarefas, principalmente quando o aluno se sente sob pressão.

Escolhi o tema de hoje para relatar as mudanças de comportamento que tenho percebido nos últimos anos e que estão mudando totalmente os padrões de aprendizado.

Se percebo resistência ao pronunciar determinados nomes técnicos, minhas orelhas já ficam em pé.

Continuo falando e sigo analisando o comportamento dos alunos na sequência da explicação.

Identifico o problema e passo a realizar perguntas que me fornecem a chave de acesso aos bloqueios mentais (normalmente medo e pânico).

Os bloqueios tem relação direta com alguma coisa que a pessoa ouviu por aí…

Tenho medo do jaibe, usar asa de pomba é perigoso, usar o pau de spinnaker desequilibra o barco etc.

Tenho ouvido tanta coisa absurda que fico espantado!

Ouvir histórias mal sucedidas trava sua mente e produz um enorme prejuízo ao aprendizado.

Minha nova missão de profissional da educação deixou de ser apenas proporcionar conhecimento e prática.

Agora é preciso desbloquear o chip!

Estou bastante satisfeito com os resultados dos recursos que tenho utilizado para inverter o quadro mental e resignificar o medo.

O mais incrível é que descobri que a maioria destes bloqueios aparecem depois que a pessoa começou a assistir canais de vela.

Pasmem!

Para quem não tem nenhuma experiência é impossível separar conteúdos bons e ruins.

Seu cérebro acredita em tudo que você assiste e depois registra que as coisas ruins devem ser evitadas a qualquer custo.

Esta atitude é a proteção natural da sua mente e é justamente isto que limita seus resultados práticos de aprendizado.

Se você está interessado em evoluir rápido e busca uma curva de aprendizado genial, assista pessoas que apresentem resultados concretos.

“O inteligente aprende com os próprios erros e o SÁBIO APRENDE COM OS ERROS DOS OUTROS”.

Minha intenção com esta postagem é justamente chamar sua atenção para o conteúdo que você está assistindo!

Com tanta informação útil e relevante disponível hoje em dia é inaceitável que você perca anos e anos da sua vida assistindo coisas que não fazem o menor sentido.

Desejo que você evolua tecnicamente no menor espaço de tempo possível, porém sem sofrimento.

Eu conheço todos os caminhos e dedico todo o meu tempo para encurtar e suavizar o seu.

Conte sempre comigo!