- Clube Veleiros do Sul, RS – Instrutor de Vela (1987 a 1990).
- Iate Clube Guaíba, RS – Coordenador Técnico, Instrutor e Treinador de Vela (1990 a 2000). Primeiro atuou como contratado e em seguida como terceirizado, quando fundou a primeira escola de vela particular do RS.
- Sava Clube, RS – Coordenador Técnico e Instrutor de Vela (1998 a 1999).
- Marina Pública de Porto Alegre – Gestor da Marina e Coordenador Geral da Escola de Vela (2000 a 2003).
- Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre – Instrutor da Disciplina de Sobrevivência no Curso de Marinheiro de Convés (2000 a 2002).
- Petroquímica do Sul – COPESUL, RS – Instrutor Náutico (treinamento voltado para a contenção de derramamentos químicos com barreiras flutuantes).
- CATSUL, RS – Instrutor Náutico (treinamento náutico operacional para capitães e marinheiros dos catamarãs de transporte aquaviário).
- Arrais Amador – Instrutor – Clube dos Jangadeiros, Iate Clube Guaíba, Marina Pública de Porto Alegre, Nautiway Motoryama e Salão Náutico do Mercosul.
- Mestre Amador – Instrutor – Nautiway Motoryama, Iate Clube Guaíba, Marina Pública de Porto Alegre e Associação Rio-Grandense de Jet-Ski.
- Avaliador técnico de veleiros desde a década de 90.
- Em 2013, após mais de 25 anos de atuação como instrutor de vela no RS, transferiu sua Escola de Vela para Florianópolis, onde atua até hoje.



































Vivências internacionais
- No início do ano de 1987, buscando experiência em águas internacionais e também milhas navegadas, partiu para a Europa em uma viagem de três meses a bordo de uma embarcação a motor. Cruzou o Oceano Atlântico (ida e volta) e navegou pelo Atlântico Norte e Mar do Norte (ida e volta). Entrou no Rio Elba no norte da Alemanha, onde acessou o Canal de Kiel e teve acesso ao Mar Báltico. O destino final da viagem de ida foi o porto de Wismar, localizado na antiga Alemanha Oriental. Na volta atracou nos portos de Bremen e Hamburgo na Alemanha, Antuérpia na Bélgica, Rotterdam na Holanda e Le Havre na França.
- No ano de 2015 teve a rara oportunidade de cruzar duas vezes o Canal do Panamá. O primeiro cruze foi a bordo do Veleiro brasileiro “Blue Wind” (Wind 44’) e segundo a bordo do catamarã neozelandês “OM” (Lagoon 45’).
- No ano de 2015 participou da travessia Panamá – Ilhas Galápagos a bordo do veleiro “Blue Wind”. Este trecho fazia parte do Rally de Volta ao Mundo “Blue Planet Odyssey” organizado por Jimmy Cornell.
.








Vivências em fibra de vidro e montagem de veleiros
- Trabalhou como laminador de painéis de fibra de vidro e shaper de quilhas em duas fábricas de pranchas em Porto Alegre.
- Trabalhou como laminador de pranchas de surf em fábrica própria em Porto Alegre.
- Acompanhou de perto os detalhes de construção de diversos veleiros de madeira, fibra, aço e ferrocimento.
- Cresceu ao pé das oficinas do Veleiros do Sul, aprendendo e ajudando na reforma de seus próprios materiais.
- Possui habilidades com ferramentas manuais, reparos em fibra e madeira e instalação de equipamentos.
- Realizou a montagem de dois barcos próprios (Delta 26’ e Delta 32”).











