Curso de Vela Oceânica em Florianópolis I Escola de Vela Oceano I Prof. Marcelo Visintainer Lopes.

A sala de aula – clique no link abaixo e conheça o Veleiro Escola Oceano VI

https://www.escoladevelaoceano.com.br/veleiro-escola-oceano-vi/

A progressão prática

As atividades seguem uma progressão prática natural, garantindo que o aprendizado seja sólido e integrado:

  • Pré-embarque: Análise de meteorologia, emissão do aviso de saída e conferência de abastecimento.
  • Embarque: Check-list completo do motor (filtros, óleo, água, correias e vazamentos) e testes de partida (refrigeração, marcha lenta e facilidade de ignição).
  • Preparação das velas: Identificação de adriças, passo a passo da montagem das velas, técnicas para içar a grande e abertura do enrolador de genoa.
  • Saída da poita: Traçado de rota na carta náutica, planejamento da manobra, distribuição de funções e o momento de desapoitar com segurança.
  • Governo inicial: Primeiros minutos de motor para sentir a resposta do leme e manter rumos estáveis.
  • Içamento e regulagem: Sequência de abertura da vela grande, uso correto de catracas e manivelas, seguida pelo desdobramento e ajuste da genoa.
  • Manobras e revezamento: Execução guiada de cambadas, aproadas e desaproadas. Através do nosso método de responsabilidade progressiva, todos revezam ativamente pelos postos de leme, regulagem de velas e contrapeso sob supervisão direta.
  • Retorno e checkout: Manobra de regresso, recolhimento das velas, chegada na poita, amarração segura e organização final para o desembarque.

Condições comerciais, dias e horários:

DetalhesEspecificação Observações
Dias das aulasSábados e domingosSaídas regulares (dois finais de semana por mês)
Horário manhã
(sem desembarque)
Das 09h às 13hVentos matinais mais suaves
Horário à tarde
(almoço a bordo)
Das 13h30 às 17hVentos mais fortes

Investimento no cartão
R$ 1.490,00Em até seis vezes

Investimento à vista
R$ 1.370,00
(50% reserva e 50% embarque)
Através de PIX

Políticas de reserva e segurança

  • A confirmação da reserva ocorre mediante disponibilidade de vagas e efetivação do pagamento.
  • Em caso de condições climáticas inadequadas para a instrução, a atividade é remarcada, sem aplicação de taxas adicionais.   

Dúvidas frequentes

Há necessidade de conhecimento náutico ou experiência anterior?

Não há qualquer requisito de experiência prévia. A aula foi desenhada de forma pedagógica para acolher iniciantes absolutos, apresentando os conceitos do mar de maneira simples e descomplicada.   

Há necessidade de Habilitação da Marinha para começar?

Não há nenhuma exigência em relação a este item. O instrutor é a pessoa habilitada a bordo.   

Quais são os procedimentos em caso de previsão de ventos fortes?

A preservação da segurança física dos tripulantes e da integridade da embarcação é a prioridade absoluta. Caso as previsões apontem ventos excessivos ou tempestades, a escola realiza o reagendamento prévio da saída prática.   

Quantos alunos participam de cada turma?

Cada saída prática acomoda no máximo seis alunos. Embora o veleiro encontre-se classificado para 12 pessoas junto à Capitania dos Portos, essa restrição operacional visa garantir que todos os participantes passem tempo suficiente no comando do leme e na regulagem das velas, usufruindo de um aprendizado dinâmico.   

Abrir bate-papo
Mais informações?
Olá
Vamos velejar em Floripa?
Olá. Não iremos enviar mensagens quando não solicitadas por você.