Fonte: www.risw.com.br
Ilhabela (SP) - A Rolex Ilhabela Sailing Week 2013 terá uma nova classe para a competição em 2013, que comemora 40 anos de história. Além das tradicionais ORC,C30, S40, RGS (A, B, C e Cruiser), HPE e Star, o maior evento náutico da América Latina contará com veleiros na IRC. A regra de classificação da categoria é simples e permite que diferentes projetos de "barcos de quilha" possam participar da mesma regata. "A IRC é para embarcações de todos os tamanhos, formas e usos", revela Lars Grael, presidente da ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano).
Ilhabela (SP) - A Rolex Ilhabela Sailing Week 2013 terá uma nova classe para a competição em 2013, que comemora 40 anos de história. Além das tradicionais ORC,C30, S40, RGS (A, B, C e Cruiser), HPE e Star, o maior evento náutico da América Latina contará com veleiros na IRC. A regra de classificação da categoria é simples e permite que diferentes projetos de "barcos de quilha" possam participar da mesma regata. "A IRC é para embarcações de todos os tamanhos, formas e usos", revela Lars Grael, presidente da ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano).
Atualmente,
a IRC é utilizada em várias regatas e campeonatos pelo mundo. Os exemplos são
as regatas ícones do mundo da vela como a Rolex Fastnet Race, Rolex Sydney
Hobart ou a Rolex Middle Sea Race. A regra já permitiu velejadores de diversos
países e embarcações de diferentes tamanhos e tecnologia fazerem história
ganhando na classificação geral pelo IRC. Em 2008, mais de 7.500 barcos em mais
de 30 nações tinham certificados da classe.
"Nós
vamos correr a Rolex Ilhabela Sailing Week na IRC. Será um teste para a Regata
Cape2Rio de 2014, que tem essa regra. Por isso é interessante ter um
comparativo", diz José Guilherme Caldas, comandante do Mussulo III e
representante do Yacht Club de Ilhabela (YCI).
Além
da IRC, a Rolex Ilhabela Sailing Week terá uma classificação geral para todos
os veleiros da ORC e da RGS. O evento será disputado entre os dias 6 e 13 de
julho, no Yacht Club de Ilhabela.
Para
entender mais - O "rating" de cada barco é calculado levando-se em
conta as medidas do barco, seu comprimento, peso, calado, área de vela, etc. O
corretor de tempo resultante, o chamado "TCC", é o handicap. Depois
da regata, o tempo real decorrido para completar o percurso de cada barco é
multiplicado pelo seu TCC. O resultado é o tempo corrigido. O barco com o menor
tempo corrigido é o vencedor da regata.
A
categoria, diferentemente de outras regras de rating, destina-se a uma gama
muito ampla de barcos de todos os tamanhos e formas, desde os de cruzeiro
produzidos em série e os cruiser (barcos de cruzeiro com projeto moderno e
veloz), até os desenhados exclusivamente para alto desempenho.
Uma
curiosidade, os métodos utilizados para o cálculo da IRC são mantidos em
segredo pelos administradores da regra. Isso impede que os projetistas
desenvolvam projetos que possam ser mais adaptados à regra. "Assim, a
competitividade dos barcos medidos na IRC é aumentada consideravelmente. Como
resultado, barcos de todas as idades e tipos podem vencer as regatas. Desde os
clássicos, passando pelos antigos até os modernos barcos de cruzeiro e regata",
reforça Lars Grael.
Inscrições
continuam abertas - Os velejadores de todo o País e as tripulações estrangeiras devem
acessar o site www.risw.com.br e seguir o procedimento indicado para inscrição.
Os participantes devem garantir presença de 1º de maio até 30 de junho. Terão
25% de desconto os veleiros que ficarem em seus clubes de origem, outros clubes
com eles conveniados ou com amarras próprias ou alugadas. Neste caso, os
valores serão: de 1º a 31 de maio - R$ 200,00 cada tripulante; de 1 a 15 de junho - R$ 240,00 e
de 16 a
30 de junho - R$ 300,00.
Os
valores das inscrições para os barcos que queiram ficar em poitas ou amarras do
Yacht Club de Ilhabela são os seguintes: de 1 a 31 de maio, será de R$ 270,00 por
tripulante. Entre 1 e 15 de junho, sobe para R$ 320,00 e de 16 a 30 de junho, passa para
R$ 400,00. Vale lembrar que a quantidade de vagas nas dependências do clube é
limitada. Além disso, a organização distribuirá as vagas conforme julgar
adequado à natureza das embarcações inscritas.
O
Yacht Club de Ilhabela poderá limitar a quantidade de embarcações inscritas
visando segurança dos velejadores e seus convidados, tanto no mar como nas
dependências do clube, tendo prioridade aquelas que primeiro formalizarem
inscrição.
Depois
de fazer a inscrição, cada atleta poderá visitar a página da Rolex Ilhabela
Sailing Week e ver os avisos de regata, resultados das últimas temporadas,
fotos e muito mais. Outra novidade é a Fan Page do Facebook, que pretende ser
um ponto de encontro virtual da comunidade náutica envolvida no evento.
Fan
page quer resgatar a história do evento - a 40ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week já
colocou no ar o site oficial - www.risw.com.br - e também a Fan Page do
Facebook.
O
objetivo da fan page é dar informações privilegiadas sobre o evento, colocar
fotos dos barcos que fizeram a história dos 40 anos e também quer a ajuda da
comunidade náutica para resgatar os primeiros anos da competição.
Quem
tiver histórias saborosas, fotos antigas de barcos participantes ou mesmo
resultados dos primeiros anos poderá mandar pela fan page ou pelo e-mail
redacao@zdl.com.br.
Principal
evento náutico esportivo da América Latina, a Rolex Ilhabela Sailing Week tem
patrocínio titular da Rolex e patrocínios da Mitsubishi Motors e Bradesco
Private.
O
evento tem apoio da Marinha do Brasil, Prefeitura Municipal de Ilhabela,
Confederação Brasileira de Vela (CBVela), ABVO e das Classes ORC, HPE, C30, S40
e RGS, entre outros. A organização, sede e realização são do Yacht Club de
Ilhabela (YCI).