contato

Base Florianópolis - Santo Antônio de Lisboa
fone: 48 988113123
Prof. Marcelo Visintainer Lopes
escoladevelaoceano@gmail.com

domingo, 13 de maio de 2012

Sábado - módulo I e II

Sábado de vento NW...
Velejada para o S ou para o N?
Vamos para o N, pois lá as ondas estarão menores! Afinal hoje era o dia de trazer as esposas e futuras esposas para a velejada experimental. No sábado passado já havia vindo a primeira e hoje vieram mais duas. 
Velejamos até o Gasômetro de contra-vento e depois entramos no Canal do Jacuí, passando por baixo da ponte (vão de 16,40m de altura). Como o nível das águas estava próximo de 1m acima, o vão estava com 15m e um pouquinho. No barco são 13m de mastro mais 1,50m (aproximadamente) entre borda livre e cabine. Resumindo a conta: dava pra passar! Passamos com folga, segundo os pescadores que estavam sentados no pilar do vão central.
A sensação de passar velejando por baixo da ponte é sempre muito estranha. Parece que não vai dar mas dá, dependendo da altura do mastro, é claro! Temos que fazer contas para garantir uma sobrinha. Lá em Floripa, por exemplo, não é incomum colocarmos alguém no tope do mastro para garantir a passagem. O cara vai lá em cima gritando: vai dar!!!! Pode gritar também: não vai daaaaarrr, não vai daaaarrrr!!! Daí o bicho pega e a manobra tem que ser sobre o eixo. Pobre da cobaia que fica lá em cima naquela situação!
Da ponte rumamos mais alguns minutos canal acima e fundeamos para a instrução de âncora. Aproveitamos para tomar e em seguida iniciamos o retorno para o clube.
Na volta o vento deu uma boa diminuída e a velejada estava de "Almirante da reserva". 
Amanhã será  última velejada da turma. Depois nos encontraremos novamente só no mês de junho, o mês das TRAVESSIAS da Lagoa dos Patos.










Veja o álbum completo em alta definição: