Contato

instrutor: Capitão Marcelo Visintainer Lopes
fone/whatsapp: (48) 988.11.31.23
escoladevelaoceano@gmail.com

domingo, 15 de abril de 2012

Módulo III - imagens de hoje

O dia amanheceu calmo e com céu limpo depois dos estragos de ontem à tarde. Pela manhã realizamos um charter e à tarde a segunda aula do módulo 3.
Vento de SW a S com velocidade entre 5 e 10 nós. Tranquilidade total para as manobras de rizo e troca de vela de proa, salvamento de homem ao mar e plotagens de posição.
Navegamos até a Ponta Grossa e na volta demos uma balonada sem pau de spi, tipo gennaker.
No temporal de ontem o treino não poderia ter sido mais prático. Enrolamos a genoa, cambamos e navegamos a favor do vento. Quando as rajadas chegaram próximas dos 50 nós, ligamos o motor e baixamos o grande. Baixou em seguida para uns 40 nós, abrimos a genoa e desligamos o motor. As ondas passaram de 1m e a chuva com o vento caia na horizontal.
Em frente ao Jangadeiros dois náufragos foram avistados pedindo socorro. Ligamos o motor, enrolamos a genoa e seguimos para o resgate. Um homem e uma mulher, ambos velejadores do Veleiros do Sul, na classe Hobie Cat 16'. O vento era tanto que o barco capotou e eles não conseguiram permanecer agarrados a ele.
É nessas horas que um barco grande faz a diferença. Com todo aquele vento noso Wind 34' permaneceu firme e tranquilo, passando muita segurança à tripulação.











Esta imagem abaixo é a única que consegui fazer antes do temporal de ontem.
Depois foi só vento, onda e chuva. Impossível de documentar...

 

No próximo final de semana as aulas do módulo III continuam e no final do mês, nos dias 28 e 29 de abril vamos para a Lagoa dos Patos (Módulo IV) finalizar as 86 horas do curso de iniciação à vela oceânica.
Por Marcelo Lopes