Contato

instrutor: Capitão Marcelo Visintainer Lopes
fone/whatsapp: (48) 988.11.31.23
escoladevelaoceano@gmail.com

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Módulo II

O módulo II iniciou neste final de semana com a primeira aula no sábado à tarde e a 2ª e 3ª aulas no domingo (manhã e tarde).
A previsão meteorológica não era das melhores. Grandes volumes de chuva e ventos inconstantes indicavam que transferir  atividades ao ar livre talvez fosse a dica. Não foi o que fizemos!!
A estação é conhecida como uma das que mais dá trabalho para os "profissionais do tempo" acertarem suas previsões e por isso resolvemos velejar.
Contrariando novamente a meteorologia, o sábado estava especial!! Cairam uns 28 pingos de chuva no início da tarde e depois não choveu mais.
O vento S apareceu com 6 nós e durou por cerca de uma hora. Às 15h 30 rondou para SW com 10' e lá pelas 15h30 firmou mais de E chegando a 12 nós, condição perfeita para velejar de oceano.
No domingo saímos às 9h30 com uma brisa fraca variando de NW a SW.
Utilizamos o vento de porão (motor) por uns 10 minutos rumando para o S onde uma rajada escura e larga despontava. Ao entrar na zona do vento, desligamos o motor e folgamos as velas, já que o vento era N/NE.
Navegamos mais próximos ao canal de navegação (costa W) onde a pressão era menor e havia mais vento.
Jaibes e mais jaibes... até a Ponta Grossa. O módulo II tem o jaibe como ênfase, enquanto o M I, tem a cambada como manobra principal. Portanto estávamos como queríamos estar: vento de popa e dê-lhe jaibe.
Chegamos no lado S da Ponta Grossa (lado protegido do vento N/NE) ao meio dia, onde fundeamos para o lanche. O sol estava rachando e nem o protetor solar conseguiu dar conta. Almoçamos e seguimos nossa velejada tranquila e serena com vento entre 8 e 10 nós ainda do mesmo quadrante.
A volta para o clube foi próxima das 17h quando o horizonte começou a mostrar as alterações do tempo que estavam por vir.

Ponta Grossa - lado sul


Pescador da Colônia Z5 - em frente às Baleias da Ponta Grossa


Veja mais fotos da velejada no facebook:
http://www.facebook.com/escoladevelaoceano