Contato

instrutor: Capitão Marcelo Visintainer Lopes
fone/whatsapp: (48) 988.11.31.23
escoladevelaoceano@gmail.com

domingo, 11 de setembro de 2011

Tubulação do PISA exige atenção na navegação em Porto Alegre

A tubulação do emissário subaquático do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) começa a chegar na zona sul de Porto Alegre.
03 tubos encontram-se fundeados entre e o Morro da Serraria e a Ponta Grossa, comprometendo a navegação no local e exigindo muita atenção, principalmente à noite, pois não existe sinalização nas extremidades nem ao longo da tubulação.
O emissário ligará a estação de bombeamento do bairro Cristal à estação de tratamento na Serraria, num total de 11 km.
Até a conclusão da obra, a navegação na costa leste de Porto Alegre, a partir do bairro Cristal, deverá ser feita com atenção redobrada.
Além da tubulação que está flutuando, novos bancos de areia estão aparecendo no Guaíba produzidos pelas dragas e retroescavadeiras que trabalham para afundar o leito.
Um deles está a SW da Ilha dos Jangadeiros no alinhamento das bóias amarelas que estão em frente ao clube e o mais recente deles, em frente à Praia de Ipanema paralelo ao alinhamento da Ponta do Cachimbo com a Prainha do Tranqüilo na Ponta Grossa.
Depois de instalados os tubos não deverão interferir na navegação, é o que promete o DMAE.
A obra foi liberada pela Marinha em 16 de agosto de 2010 com prazo de validade até agosto de 2014. A responsável pela obra deve informar as etapas de execução, inicio e fim para que seja publicado no Aviso aos Navegantes.