contato

Nossa base é Florianópolis
Tire suas dúvidas com o nosso instrutor:
Zap/fone: 48 988113123
Marcelo Visintainer Lopes
escoladevelaoceano@gmail.com

sábado, 14 de maio de 2011

Vento e chuva no módulo II

Os sites meteorológicos praticamente acertaram a tarde de hoje. O que chamou a atenção foi a diferença de intensidade prevista, variando de 7 a 23 nós (valor mínimo e máximo previsto entre os 3 sites consultados). Velejamos com ventos de sudeste de 8 a 18 nós, o que acabou sendo proveitoso pelo constante trabalho de regulagem das velas.
Saimos do Jangadeiros de contra-vento com a Ponta Grossa como referência. Após cruzarmos a Ponta do Cachimbo informei que o nosso objetivo seria de contra-vento e coloquei a Praia de Ipanema como referência de chegada.
As rajadas já passavam dos 12 nós. Pedi pra que fizessem o contra-vento com muitas cambadas (manobra que a parte da frente do barco cruza a linha do vento, trocando as velas de lado) para que o treinamento de manobra com vento forte fosse aprimorado.
Chegamos em Ipanema com umas 15 cambadas. Poderíamos ter chegado com apenas uma mas não teríamos aperfeiçoado a manobra.
De Ipanema arribamos o barco para a Praia do Tranquilo na Ponta Grossa. Lá, nosso objetivo seria o treinamento de fundeio (ancoragem). Aproveitamos a deixa, depois de ancorado o barco, e descemos para o café da tarde. Bem na horinha! A chuva deu uma apertada.
Depois do café subimos a vela grande aproados pela âncora e saimos navegando sem a ajuda do motor.
Com o passar das horas de vela, conforme os alunos vão melhorando a técnica o motor vai sendo cada vez menos usado. Hoje mesmo saimos do clube sem o seu auxílio. Empurramos o barco pra fora do box e subimos a genoa. Depois é só aproar com a velocidade da genoa e subir a vela grande! Parece fácil mas exige treino e confiança. Esse é o objetivo do curso. temos que ir dando essa prática pra quando alguma coisa der errado. Com treinamento apropriado o futuro comandante se "safa" dos pequenos imprevistos.
Na volta da Ponta Grossa iniciamos uma série de Jaibes (pelo menos uns 30) e depois colocamos o pau de spinnaker pra abrir a genoa. A velocidade do vento subiu pra 18 nós e velocidade do barco passava dos 7 nós.
Chegamos no clube às 17h40, arrumasmos o barco, dobramos as velas e fim ....
Amanhã é a última aula do Módulo II.
 




O álbum completo da aula de hoje pode ser visualizado no facebook da Oceano (em fotos):