contato

Base Florianópolis - Santo Antônio de Lisboa
fone: 48 988113123
Prof. Marcelo Visintainer Lopes
escoladevelaoceano@gmail.com

domingo, 17 de abril de 2011

Formatura do Módulo III. Também no domingo

O penúltimo módulo da Iniciação à Vela terminou hoje a tarde. Com uma calmaria total e com a previsão da chegada de instabilidade para o meio da tarde, saimos com rumo sul para plotar algumas posições na carta náutica e depois traçar rumos para pontos pré-determinados. Trabalhamos estes assuntos debruçados sobre a carta em terra mas ainda não havíamos colocado em prática todos os conhecimentos. Foi bom demais! Dúvidas supridas, rumos verdadeiros exatos, cálculos de declinação e rumos magnéticos perfeitos e só alegria. Para a auto-confiança dos futuros navegadores isto é muito positivo, pois a certeza de que os cálculos estão corretos permite que ganhem motivação e vontade de cada vez aprender mais sobre estes "mistérios" da navegação.
No caminho para a Ponta Grossa encontramos as embarcações que estão trabalhando na escavação no leito do Guaíba para a canalização do emissário do Pisa. As fotos estão publicadas no blog.
Por volta das 15h30, depois que finalizamos as fotos das estacas do emissário, começamos a retornar para o Jangadeiros já que o temporal dava prenúncios de entrar meio rápido.
Chegamos ao clube às 16h e só deu tempo de arrumar o barco e entregar os certificados e carteiras de registro. Saimos meio corridos do clube hoje. Deu tempo só pra chegar até o carro e a água desabou junto com o vento forte.
Agora só falta o Módulo IV que ocorre nos dias 11 e 12 de junho quando faremos a perna Porto Alegre- Tapes.
O Veleiro Escola Oceano III deverá permanecer em Tapes durante todo o mês de junho para a realização de alguns cursos intensivos.



Por Marcelo Lopes