Contato

instrutor: Capitão Marcelo Visintainer Lopes
fone/whatsapp: (48) 988.11.31.23
escoladevelaoceano@gmail.com

sábado, 22 de janeiro de 2011

Módulo I - Intensivo de janeiro

Hoje pela manhã iniciamos o curso intensivo de verão - módulo I da Iniciação à Vela Oceânica.
Após a apresentação dos alunos começei a demonstrar os nós utilizados neste módulo e em seguida a montagem do barco. Saímos do Jangadeiros às 10h com vento fraco e sem chuva. A avaliação visual do tempo mostrava vento forte e muita chuva, o que acabou ocorrendo 1 hora mais tarde.
A chuva iniciou e com ela veio o vento variando de sul a sudeste com 18 a 20 nós. As ondas levantaram rápido e logo começaram a lavar o convés.
Achei melhor e mais prudente baixar a genoa e seguir só de vela grande já que era a primeira navegada da turma. Navegamos assim por mais algum tempo e ao meio dia arribamos para o clube, onde lancharíamos a bordo. Neste momento a visibilidade não passava de 500 metros e a chuva aumentando junto com o vento. Parecia o legítimo programa de índio mas o pessoal estava gostando...tudo era novidade, menos passar frio!! 
Chegamos no clube e atracamos na ponta do trapiche 3 onde ficamos aproados por uma espia de proa.
Após o lanche dei algumas noções de carta náutica mostrando as profundidades locais e os tipos de fundo onde navegamos no dia a dia.
Desatracamos em seguida, já com a vela grande rizada. A chuva deu uma trégua e o vento baixou para 12 nós. Foi uma navegada tranqüila na parte da tarde. As noções básicas como aproar e desaproar, orçar e arribar e mais a cambada foram exaustivamente repetidas a bordo. Todo mundo trabalhou muito. Chegamos ao clube às 16h30 e desmontamos todo o barco (tudo muito molhado).
Amanhã às 9h vamos velejar novamente. Serão mais 8 horas de prática, fechando a carga horária de 16 horas do módulo I. Na parte da tarde realizo o exame prático e teórico e se forem aprovados os alunos receberão seus certificados de conclusão e as respectivas carteiras de registro de curso.


Veja as imagens de hoje:





Por Marcelo Lopes