Contato

instrutor: Capitão Marcelo Visintainer Lopes
fone/whatsapp: (48) 988.11.31.23
escoladevelaoceano@gmail.com

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Módulo II intensivo

Terminou neste domingo (21) o intensivo de Iniciação à Vela Oceânica - Módulo II (16 horas/aula.
No sábado a navegada iniciou com 10 nós às 9h da manhã e terminou com 22 nós às 17h. Deu para ir até a frente de Belém Novo, com parada para as técnicas de fundeio e almoço na prainha do Tranquilo na Ponta Grossa. Navegamos com as velas novas e o barco andou muito bem. Vela grande rizada na 1ª e única forra e genoa 2 fizeram a melhor combinação para aquelas condições. Depois da Ponta Grossa o vento aumentou um pouco, passando dos 18 para 20 nós com uma onda de menos de meio metro.
O programa do módulo II é focado basicamente nas técnicas avançadas de contra-vento (toque em vento forte, acertos de vela e VMG) e no jaibe. Se no módulo I a cambada é a principal manobra executada e repetida dezenas de vezes, no módulo II a manobra é o jaibe. Foram mais de 40 jaibes ao longo do sábado e domingo. Além desses dois tópicos, a segurança da navegação, as técnicas de fundeio, nós e nomenclatura do módulo também são trabalhadas.
Como o vento esteve presente durante as 16 horas navegadas no sábado e no domingo conseguimos médias de velocidade acima dos 5,5 nós no contra-vento e nos ventos folgados as médias ficaram acima dos 6,5 nós. 
Nesta época do ano e até o final do verão os cursos intensivos são a melhor forma de compôr a exigência pedagógica dos módulos com a disponibilidade de tempo dos alunos, já que os finais de semana na praia começam a concorrer com as aulas de vela. Num final de semana normal, com vento pela manhã e pela tarde é possivel desenvolver um módulo de 16 horas com bastante produtividade. 

Ponta Grossa ao fundo

Bordo em Ipanema (quase na areia) 

Era o dia do Kitesurf em Ipanema (20/24 nós)








Por Marcelo Lopes