contato

Base Florianópolis - Santo Antônio de Lisboa
fone: 48 988113123
Prof. Marcelo Visintainer Lopes
escoladevelaoceano@gmail.com

sábado, 17 de julho de 2010

Como foi o Arrais deste sábado?


Nem o frio e nem a chuva foram capazes de espantar os alunos da turma do sábado. Confesso que com um dia destes não levei fé que íamos ter um bom córum.
Começamos à 9h com uma aula de nós ao ar livre, sob a proteção do toldo da piscina da Marina. Em uma hora conseguimos desenvolver o nó de oito (fiador), o oito duplo (fiador dobrado) e o Laís de Guia (este um pouquinho mais demorado).
Em seguida fomos para a sala de aula iniciar a parte teórica. Pela frente pelo menos umas 5 horas e meia de teoria e mais a parte prática, realizada sempre em seguida do almoço (para tirar o sono). Desta vez a Motoryama enviou o Maurão como responsável. Não é uma missão fácil ficar a disposição e ainda resolver os pipininhos corriqueiros. Tem ainda o coffee, a arrumação da sala, verificação dos equipamentos didáticos e ainda dar conta de arrumar a lancha para a prática, além é claro, de chegar antes de todo mundo e sair depois de todo mundo. Faz parte...
Depois do almoço perguntei ao Mauro qual lancha estaria à disposição e ele me perguntou que tipo de lancha eu precisaria. Respondi: preciso de toldo, pois está chovendo um pouco. Esta é a melhor parte dos cursos da Motoryama: tem lancha para escolher! Maurão apareceu no trapiche com uma Panthom 260 bem como eu precisava!!
Dividi a turma em 2 grupos. Enquanto um grupo saiu comigo o outro ficou no trapiche praticando o nó de amarração nos cunhos (nó de cunho ou volta de cunho). Temas como fundeio, manobras, atracação, manobrabilidade, correnteza, inércia, vento e rumo de bússola puderam ser desenvolvidos de forma rápida e eficaz com a Phantom. A lancha é muito ágil e o motor nem se fala. Tinha algo em torno de 270 Hp.
Depois da prática retornamos para a sala para dar fim à teoria com balizamento, primeiros socorros, combate à incêndio e outros. Encerramos por volta das 16h, um pouco antes do previsto.
A prova a Marinha para esta turma será realizada no dia 29 de julho. Alguns alunos do curso de Mestre do mês passado também irão aproveitar a data deste exame para dar fim ao processo de habilitação.
A próxima edição do curso de Arrais na Conga será em setembro.