contato

Base Florianópolis - Santo Antônio de Lisboa
fone: 48 988113123
Prof. Marcelo Visintainer Lopes
escoladevelaoceano@gmail.com

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Vela Oceânica - Módulo I turma de junho




Iniciou neste final de semana (12 e 13) mais uma turma do curso de Iniciação à Vela Oceânica.
A condição do sábado foi boa com vento do quadrante leste de 12 a 15 nós e sem ondas. O dia foi de sol com temperatura moderada e no final da tarde com aquela despencadinha básica. Deu até para puxar a toquinhas de lã da mochila. Como foi a primeira aula, ficamos navegando com vento de través no trecho Iate Clube - Coroa do Cristal (conhecido banco de areia que fica em frente ao Estaleiro Só, no outro lado do canal de navegação). O início foi só de vela grande e depois subimos a genoa 2, alternando momentos de sobe e desce de genoa, conforme a condição de vento pedia. O sol nos deu adeus daqule jeito que estamos acostumados em Porto Alegre: cada dia diferente e parecendo mais lindo que o dia anterior.
No domingo o dia amanhceu sem vento mas lá pelas 2 da tarde o sul entrou, com velocidade variando entre 8 e 10 nós. Rumamos para a costa oeste e na proa, os pontos de referência variavam das chaminés às antenas na cidade de Guaíba, numa navegada de contra-vento com adernação variando entre 10 e 20°. Passamos a uns 10 metros da Ilha do Presídio e depois rumamos para o Morro do Sabiá, eixando a Ponta do cachimbo por bombordo.
A volta para o clube foi com vento um pouco mais fraco em uma navegada de través a popa.
A velejada foi bastante técnica mas tivemos oportunidade de contemplar algumas belezas do Guaíba como as revoadas dos biguás, as garças, as tainhas pulando na água, as gaivotas, etc, etc,
Final de semana que vem tem mais....